[ARTIGO] South Korea’s Best Hip Hop Married Couple: A História Completa de Tiger JK e Yoon MiRae
[artigo traduzido pela equipe DT Intl (KOR-ENG) e DTBR (ENG-PT)]
Read in English: Click
Se os Estados Unidos têm Jay-Z e Beyonce, a Coreia do Sul tem o equivalente: Tiger JK e Yoon MiRae. Vamos conhecer mais sobre esse extraordinário casal altamente conhecido por suas colaborações perfeitas e química dentro e fora do palco.
O Casal Hip-Hop e seu início
Tiger JK nasceu em 1974. Seus pais, Sr. Suh ByungHoo, o primeiríssimo colunista pop da Coreia do Sul, e sua mãe, Kim SungAe, que era líder de um famoso grupo coreano, Wild Cats. Tiger JK foi morar nos Estados Unidos em sua adolescência e teve uma rica influência musical em sua volta desde que nasceu. Ele se tornou conhecido pela primeira vez na cena musical quando desafiadoramente cantou o rap Call Me Tiger, em um festival de hip-hop, em 1992, logo após os Distúrbios de Los Angeles.
Tiger Jk lançou seu primeiro álbum solo, Enter The Tiger, em 1995, mas devido a popularidade de Seo TaiJi, e outros artistas da época, ele não conseguiu muito sucesso com o álbum e teve que retornar aos Estados Unidos. Sua verdadeira posição na indústria musical coreana se tornou definitiva quando ele se uniu a DJ Shine, em 1999, e lançou um álbum sob o nome de um grupo: Drunken Tiger. Eles passaram a lançar sucessos, tais como Do You Know Hip Hop?(너희가힙합을아느냐), I Want You(난 널 원해), Good Life, e Because I Am A Man(남자기 때문에). Após Shine deixar o grupo, em 2005, Tiger JK assumiu o nome Drunken Tiger por conta própria, e o legado continua a crescer até hoje.
Yoon MiRae nasceu no Texas, em 1981, de mãe coreana e pai afro-americano. Seu pai viveu na Coreia e trabalhou como Oficial do Exército. O pai dela também era DJ profissional, então, naturalmente, Yoon MiRae cresceu cercada pela música. Aos 14 anos, ela assinou contrato para ser integrante do Uptown(업타운), e estreou aos 15 anos. Ela também se juntou com sua colega do Uptown, Annie, para formar a dupla Tashannie(타샤니), e lançou sucessos como Day By Day(하루하루) e Caution(경고). Yoon MiRae deu início a sua carreira solo em 2001, e provou ser mais popular do que nunca com sucessos como As Time Goes By(시간이 흐른뒤), Don't Leave Me(떠나지마), Did You Forget(잊었니), e Black Happiness(검은 행복).
Tiger JK e Yoon MiRae se casaram em 2007, após 7 anos estando juntos. Foi aí que eles ficaram conhecidos com o "Melhor Casal Hip Hop" da Coreia do Sul. Yoon MiRae não acreditava em tradições e ideologias antiquadas, então não teve um casamento extravagante. Os dois realizaram sua cerimônia de casamento em um templo na montanha próximo a sua residência em UiJeongBu. Não teve vestido de noiva nem troca de alianças. Ao invés disso, uma tira de borracha amarela, foi enrolada em volta de seu dedo anelar com Tiger JK prometendo que "Um dia você terá o anel de casamento mais lindo neste dedo." Eles atualmente vivem em UiJeongBu com seu filho Jordan, que foi abençoado com os genes de seus pais -- habilidade musical, personalidade, e aparência.
Ascensão ao sucesso, Dificuldades & Tribulações
Até os anos 2000, o hip-hop não era tão bem aceito na Coreia do Sul. Tiger JK não era aceito de braços abertos nem mesmo na comunidade local de hip-hop. No entanto, ele provou seu valor com o lançamento da faixa Good Life, do Drunken Tiger. A faixa promocional do seu terceiro álbum alcançou primeiro lugar nas paradas coreanas em 2001, em uma época onde o cenário musical da Coreia do Sul era mais voltado para artistas pop, como g.o.d, S.E.S, Fin.K.L. Esta teria sido a primeira música de hip-hop a alcançar o primeiro lugar. Drunken Tiger instantaneamente ganhou o respeito da comunidade hip-hop da Coreia do Sul.
Tiger JK chamava sua esposa de "gênio", e isso não é nenhum exagero em hipótese alguma. Yoon MiRae tem sido, e continua sendo, a rapper feminina sul-coreana reinante. Ela também provou isso a si mesma através de colaborações com estrelas internacionais. Quando John Legend estava em turnê pela Coreia do Sul, Yoon MiRae teve a chance de encontrá-lo nos bastidores. Eles se apresentaram um ao outro através de rap freestyle. Tendo ficado tão impressionado com o talento dela, John Legend convidou Yoon MiRae para se apresentar com ele no dia seguinte, e deixou seus fãs saberem sobre ela através de seu Twitter. Ela também se apresentou com o grupo de hip-hop asiático-americano, Far East Movement, e tem sido continuamente elogiada pelo legendário produtor, Quincy Jones.
Até mesmo para esse poderoso casal, houveram algumas dificuldades e tribulações. Em 2005, Tiger JK foi diagnosticado com mielite transversa. A mielite transversa é uma doença neurológica causada por um processo inflamatório das substâncias cinzenta e branca da coluna vertebral. O termo mielite se refere a inflamação da medula espinhal; e transversa simplesmente descreve a posição da inflamação, que é ao longo da largura da coluna vertebral. O ataque da inflamação pode danificar ou destruir a mielina, a substância gordurosa que cobre as fibras das células nervosas. Esse dano causa cicatrizes no sistema nervoso, que interrompe a comunicação entre os nervos da coluna vertebral com o resto do corpo. Em um programa de TV, Tiger JK afirmou que passou por casos em que ele sentia uma intensa queimação ao tocar um objeto frio. Ele acordava no meio da noite e não conseguia mover seu corpo. Ele tem estado muito melhor atualmente, mas continua a tomar medicamentos prescritos.
O Senso de Moda do Casal Hip Hop
Jeon InKwon(전인권), vocalista da legendária banda de rock DeulGukHwa(들국화), disse que quando viu Tiger JK pela primeira vez, ele pôde se identificar com ele. "Eu costumava me vestir livremente e parecia, um pouco, como uma pessoa das ruas", ele disse. "Mas quando vi Tiger JK pela primeira vez, ele parecia mais. Achei isso muito carismático e vi a liberdade nele. Eu realmente achei isso respeitável."
Sim, Tiger JK pode usar barba e cabelos naturais com uma camiseta velha e calça jeans e ainda assim parecer ótimo. No entanto, quando ele veste um terno alinhado com sapatos, complementados por um chapéu fedora, ele se torna a definição de um gentleman. O estilo de Tiger JK não é tão diferente dentro e fora do palco, mas é completamente oposto ao de Yoon MiRae. Quando está no palco, ela não tem medo de vestir roupas justas e blusas transparentes, mas quando está fora do palco prefere usar uma camiseta e jeans discretos.
O Casal Hip Hop: Um Assunto Quente
Em maio deste ano, Tiger JK e Yoon MiRae ajudaram a ex-participante do programa Superstar K, Yuna Kim, com sua estreia solo, com o single Without You(이젠 너 없이도). A agência de Tiger JK e Yoon MiRae, Feel Ghood Music, declarou que quando o casal ouviu o rap de Yuna eles se ofereceram para ser seus mentores. Eles disseram que era como olhar para uma jovem Yoon MiRae. Yuna Kim deve estrear como integrante de um grupo feminino com a ex-integrante do programa KPOP STAR, Jeon MinJu.
Além disso, Yoon MiRae irá participar da trilha sonora oficial do drama It's Ok, That's Love. O single deverá ser lançado ainda nesse mês de julho.
Fonte: Style M | Tradução: Jsk para DT Intl. (KOR-ENG), DT Brasil (ENG-PT)
Por favor, não retirar do Drunken Tiger Brasil sem os devidos créditos. Obrigado.
0 comentários: