[NEWS] Tiger JK: A Origem da Onda K-POP - Popular até no Brasil e Indonésia
Imagem gentilmente cedida pelo dono
Procurando as origens da onda K-POP:
Um canal de música (Mnet) decidiu fazer o festival de música asiática “Mnet Asian Music Awards” (MAMA) na cidade internacional de Macau (China).
Até mesmo pelo fato do G20* ser organizado na Coreia este ano, não é estranho ver que a globalização da música pop coreana está aumentando cada vez mais nas midias mundiais.
* O G-20 (O Grupo dos 20) é composto pelos ministros das finanças e governadores dos bancos centrais de 19 países, que se reúnem para discutir sobre a economia global.
O trecho durante a entrevista pra revista TIME, que fala sobre o artista escolhido como o músico representante da Coreia, Tiger JK, chama a atenção também: "Korean artists became the freedom warriors for young Asians everywhere” (Artistas coreanos tornaram-se os guerreiros da liberdade para os jovens asiáticos em toda parte).
No Japão, começando pelo famoso artista de novela Bae Yong Joon, recentemente as Girls Generation (SNSD), BoA, Wonder Girls nos EUA, KARA, Brown Eyed Girls, JYJ, 2PM, Jang Nara na China, atores atuando em filmes de Hollywood como Lee Byung-Hyeon, Jang Dong Geon, Rain, o grupo Far East Movement (decendentes coreanos) que alcançou o primeiro lugar no chart da Billboard, etc. Esse ano principalmente foi um ano em que muitos artistas coreanos sobressaíram-se em palcos mundiais.
Por um lado, a revista TIME cita o K-POP (Pop Coreano) como uma poderosa “força de progresso” na música popular asiática. Então para onde irá se espalhar o novo fluxo da onda K-POP asiática?
Agora, possuem fãs em vários países vizinhos asiáticos, também nos EUA, chegando mais longe na América do Sul, Brasil. Um lugar em que Tiger JK possui um fã-culbe feito por brasileiros com muita paixão.
As “mentions” no Twitter que os fãs da Indonésia e Malásia mandam convidando Tiger JK para fazer shows em seus países não param de chegar.
JK usa de diversos idiomas para se comunicar no Twitter. Além de Coreano e Inglês, ele mistura o Português e Indonésio (Bahasa).
JK é fã apaixonado do escritor brasileiro Paulo Coelho, eles até trocam mensagens sobre suas vidas cotidianas e a música.
A brasileira Rachira Garcez visita várias vezes ao dia o Tiger Balm levando as notícias sobre Tiger JK para o Twitter e o fansite (Drunken Tiger BR).
Tiger JK na China e Taiwan
Diziam alguns... “TigerJK é o representante da mitologia Hip Hop oriental!”
“Tiger JK é conhecido como uma figura mítica entre os orientais. Não é DBSK, mas é DBSH (Dong Bang Shin Hwa: Figura Mítica do Oriente)”
Os raps de Drunken Tiger que os fãs de hip hop da China mais curtem ouvir são "Break” e "봉".
Além dessas musicas, uma estudante conhecida pelo nome de Garuda (Minji Yoo) publicou sobre várias musicas de Tiger JK como “축하해” (Congratulations) explicando que JK havia feito a música para o seu filho Jordan, “8:45: Heaven” feita em homenagem a sua avó que faleceu, etc. Tudo isso é bem conhecido entre os fãs da China, Taiwan, HongKong, etc.
Será que essa onda 2010 do K-POP será como vento e logo passará?
Voltando 18 anos atrás, Tiger JK já começava a divulgar a Coreia quando o mundo inteiro nem conhecia bem o Hip Hop. No ano de 1992, ouve a participação dele no “The Roots of Rap: One World Hip Hop Nation” (As Raízes do Rap: Um Só Mundo Nação Hip Hop) em Los Angeles. E nesse evento, JK foi nomeado pelas emissoras de TV como “The Boy Who Put Korea on the World Rap Map” (O cara que pôs a Coreia no mapa do rap).
O dia em que fãs americanos abriram o site oficial do legendário rapper coreano, foi em setembro de 2001.
O Drunken Camp foi o primeiro site em inglês que promulgou o K-POP pelo mundo. Esse website foi feito para promover não somente a música do Drunken Tiger, mas também para divulgar o K-POP e postar informações em inglês para todo o mundo, servindo como um “eixo central”.(-diz a responsável pelo site, Elsa)
Não era um site de notícias sobre música e entretenimento, nem haviam investidores com publicidades lucrativas nele. Foi uma conquista que foi formada somente pelo poder dos fãs com um mesmo desejo.
E claro, o site coreano Tiger Balm orgulhosamente continua até hoje com os seus 11 anos de existência, um dos fã-sites mais velhos que existem. Esse site foi criado em 1999 pelos próprios fãs. No momento, Aqua é a administradora do site e JSK, um universitario que estuda na Austrália, cuida da categoria ‘English board’ do site.
“Uma árvore com raízes fortes não é oscilada pelo vento. A flor é bela, retém muitas frutas, a sua fonte não resseca e fluirá até o mar.” -um famoso verso da canção 용비어천가 (Yong Bi Eo Cheon Ga).
O crescimento e o desenvolvimento da onda K-POP no mundo independe da “concorrência entre artigos de midia promocionais”. Mas mesmo assim os artistas terão que se esforçar por conta própria para se comunicar com os fãs estrangeiros, pois no mundo atual isso é, de fato, algo essencial para o sucesso fora do país.
Fonte: www.columnistplus.com
Tradução: July Choi @ drunkentigerbrasil.com
Postado por: Rachira @ drunkentigerbrasil.com
Por favor, não retire do Drunken Tiger BR sem os devidos créditos. Obrigado!
0 comentários: